O que é Cooperativa de Crédito?

Por Danylo Martins

Você já deve ter ouvido falar, mas afinal, o que são as cooperativas de crédito? Na prática, são instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central (BC) assim como o seu banco, porém com diferenças no modelo de atuação, que é compartilhado entre os cooperados ou associados. E a adesão é livre.

Conversamos com Francisco Silvio Reposse Jr, diretor do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), que conta com mais de 2 milhões de associados, para entender como funcionam as cooperativas.

Veja, a seguir, os principais pontos que você precisa saber:

Quem pode participar?

Pessoas físicas e jurídicas, que comprovem nome limpo e apresentem documentação básica. No caso das pessoas físicas, ao se associar a uma cooperativa, é preciso ter em mãos, por exemplo, RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda. O processo é igual a abrir conta em banco.

Como escolher uma cooperativa?


Da mesma forma que você opta por uma agência. Simples assim. Quanto mais perto de casa, melhor. Ou quanto mais próximo do trabalho. Como as cooperativas são auditadas, a escolha depende da necessidade do cliente.

E se minha empresa tem cooperativa?


Como empregado de uma empresa que possui cooperativa, você pode se associar. Basta procurar todas as informações na própria empresa com colegas de trabalho ou com o departamento de Recursos Humanos (RH).

Como participar?

Para participar, é preciso comprar cotas de capital, o que dá o direito de ser um sócio da cooperativa. Não há um valor fixo, os associados que definem o valor das cotas no Estatuto Social, documento que regula a cooperativa.

Quanto custa?

Em geral, as taxas de juros das operações e as tarifas por serviços são mais baratas do que em bancos. Segundo Reposse Jr, os valores chegam a ser 15% mais em conta.

Quais são os produtos e serviços oferecidos?

Praticamente os mesmos serviços que os bancos garantem em sua prateleira. Há linhas de crédito, como financiamento imobiliário, de veículos, cartões de crédito, seguros, investimentos.

Quais são os cuidados antes de se associar?

É preciso conhecer a cooperativa onde você pretende se tornar associado. Ou seja, visite o local e não acerte nenhum vinculo sem antes se certificar de todos os detalhes, bem como se aquela cooperativa é segura. Outro cuidado é acompanhar as assembleias da cooperativa, afinal você é um dos sócios e seu dinheiro está ali também.